09/07/2015

IMPLANTANDO UM MARCA-PASSO

Aos 79 anos de idade, minha mãe que já sofre da doença de chagas no coração, mas que sempre teve uma vida ativa, que adora viajar fazer artesanato e ver a casa cheia de filhos e netos, começou a sentir fraqueza, tontura e desmaios com muita frequência. Depois forte gripe seguida por um efeito colateral da vacina contra gripe e uma dengue oportunista, teve por fim o diagnóstico de bradicardia (frequência cardíaca lenta). 
O que fazer agora???
Implantar um marca-passo!!!


Marca-passo com eletrodos

Inicio da odisseia: 
Exames, mais exames, internação, espera pela liberação da cirurgia por parte do plano de saúde e finalmente a cirurgia para a implantação do marca-passo.
Pessoalmente sempre tive uma ideia equivocada a respeito desse procedimento, imaginava uma cirurgia de peito aberto e uma recuperação lenta e dolorosa. Ouvir a palavra marca-passo é algo que ainda gera muito temor para quem não tem nem ideia do que realmente se trata e de como é feito esse procedimento. Para minha surpresa, a cirurgia para implantar o dispositivo que regula os batimentos cardíacos é muito mais simples e segura do que eu imaginava.

Doenças ou mesmo o processo de envelhecimento, podem perturbar o ritmo normal do coração. Para começar, os sintomas que indicam quando é necessário o uso de marca-passo, são bastante claros: cansaço fraqueza, respiração cansada e desmaios. 
Tudo começa quando o sistema elétrico do coração apresenta bloqueios que não permitem a passagem dos impulsos elétricos, o que faz com que o coração bata com mais lentidão resultando numa bradicardia ou batimentos lentos do coração, isso é o que provoca a fraqueza e os desmaios. 

O procedimento para implantar o marca-passo é bastante simples, claro, para um cirurgião cardiovascular. O paciente recebe anestesia local ou geral, em seguida é feita uma incisão embaixo da clavícula. Uma veia é usada para conduzir os eletrodos que serão conectados direto no coração. Os eletrodos também estão ligados ao gerador que é implantado sob a pele. Dessa forma, o dispositivo consegue interpretar a frequência cardíaca do coração do paciente e emitir os estímulos elétricos necessários para que o coração trabalhe corretamente.



Marca-passo implantado

Após a cirurgia o paciente volta para seu leito de internação, onde fica em observação por pelo menos umas 12 horas, nesse período diverso exames ainda podem ser realizados, a pressão é aferida constantemente pela equipe de enfermagem e finalmente a pessoa recebe alta e instruções de como proceder nos primeiros dias, quando deve retornar para avaliação e os cuidados que deverá tomar nessa nova fase da vida.

Outra coisa que para mim foi uma surpresa é que existem grupos de apoio que reúnem pessoas portadoras de marca-passo, até porque, a pessoa volta a ter uma vida normal após a implantação do dispositivo. Para algumas pessoas pode ser muito útil frequentarem um grupo de apoio, que ajudam no período de transição em que as pessoas precisam se adaptar a vida com o dispositivo. Esses grupos podem ser localizados em hospitais, centros de assistência à saúde ou até mesmo se reunir em centros comunitários.

Para que o coração continue firme e forte, pulsando energicamente a cada emoção, existem cuidados que precisam ser observados existem sim, algumas práticas que precisam ser evitadas mas que não impedem uma vida saudável e cheia de alegria. Atividades de contato físico de impacto precisam ser evitadas, assim como atividades como levantamento de peso ou outras atividades de esforço repetitivo dos membros superiores.
Carteira de portador de marca-passo
Outras informações muito interessantes que quebram alguns mitos que ainda circundam os usuários de marca-passo:


  •  Pessoas com implante de marca-passo podem viajar de avião, ônibus, trem, navio,carro, bicicleta... Precisam apenas conversar com seu médico antes de sair em viagem sobre os passos a serem seguidos se houver algum desconforto ou sintomas. Encontrar um centro cardíaco, serviços de emergência ou médico no local de destino da viagem também é muito importante para o caso de haver algum imprevisto.


  • Também é muito importante ter sempre em mãos sua carteira de portador de marca-passo, para evitar transtornos com o sistema de segurança dos aeroportos. Caso não possa evitar a passagem pelo detector de metais, atravesse andando normalmente, porém, se afaste caso sinta qualquer desconforto como: tontura ou pulsações rápidas. Se a segurança do aeroporto usar um bastão eletrônico para liberar o passageiro, peça que evitem passar ou oscilar o bastão sobre seu marca-passo.
  • Não há restrições quanto ao uso de aparelhos eletrônicos convencionais, como chuveiro elétrico, liquidificador, secador de cabelos, tv, geladeira. Apenas o forno microondas deve ser usado com cuidado, enquanto estiver desligado não há problemas em ficar perto, mas em uso, o portador de marca-passo deve manter uma distância segura para não haver problemas devido as frequências de ondas magnéticas.
  • O uso de aparelho celular também é permitido, desde que se evite usar do lado onde está o aparelho marca-passo, também não se deve carregar o celular nos bolsos da camisa. Caso precise realizar exames e procedimentos cirúrgicos é recomendável conversar com seu médico cardiologista.
Os marcapassos têm duração aproximada de 10 anos, em média. Porém, a durabilidade da bateria depende de algumas condições, como o tipo de marcapasso, a doença, o quadro clínico do paciente e a frequência de estimulação. Para isso é importante que seja feito um acompanhamento com seu médico, ele saberá o momento certo de recarregar ou substituir se necessário seu marca-passo.
A cirurgia da minha mãe foi realizada no hospital Encore, situado na Vila Brasília em Aparecida de Goiânia. Durante todo o período em que esteve no hospital, minha mãe foi muito bem cuidada, tanto pela equipe médica quanto pela equipe de enfermagem. A equipe da nutrição é fantástica e o pessoal da limpeza super gentil e atencioso, eis um hospital que recomendo com certeza.
Como era esperado, a cirurgia dela foi um grande sucesso, ela esteve aos cuidados do Cardiologista e Cirurgião Cardiovascular Dr. Antônio Malan Cavalcanti Lima, que além de ser um cirurgião conceituado, também é um profissional que valoriza muito o ser humano, nos momentos em que o vi atendendo minha mãe, notei que ele ouve e fala com seus pacientes com muita atenção e ternura, transmitindo muita confiança tanto ao paciente quanto a família. Acredito que grande parte da recuperação do paciente está na forma como ele é tratado por seus médicos, neste quesito, o Dr Malan é mestre. Eu o parabenizo, sou muito grata, pois, graças ao seu excelente trabalho e suas mãos habilidosas, poderei curtir por muito mais tempo a companhia de minha mãe.

Por: Ilda Santa Fé
Sites de referência:
http://www.medtronicbrasil.com.br/your-health/bradycardia/living-with/index.htm
http://www.medtronicbrasil.com.br/your-health/bradycardia/living-with/index.htm
http://canaltech.com.br/noticia/ciencia/Novo-marca-passo-e-abastecido-pelas-proprias-batidas-do-coracao/

05/07/2015

Rottweilers Fofinhos

Shao-Kan o fofinho
Foto: Arquivo pessoal
Shao-kan e Kitana meus queridos, fofinhos e melhores amigos. 
Mais que isso, são parte importante de uma matilha mista de humanos e cães, cada qual com sua personalidade, suas manias, sua beleza e carisma, eles enchem minha vida e minha casa de alegria. No auge dos seus 7 anos de idade, esses fofinhos não sabem o que é ficar acorrentados, nem o que é o sofrimento da solidão. Só conhecem o amor e sabem que fazem  parte do que chamamos de família.

Kitana a vigilante
Foto: Arquivo pessoal
Entretanto, eles conhecem nossa tristeza, quando choramos ou estamos tristes eles partilham de nosso sofrimento, quando ficamos doentes eles cuidam de nós do seu jeito meio estabanado e quando choramos eles nos confortam, nos dá o consolo de seus latidos altos e estridentes e para completar o pacote, aquela esfregadinha gostosa seguida daquele olhar cúmplice que só eles possuem.
São mais do que amigos, são irmãos, companheiros de jornada nessa nossa caminhada pela terra.



Shao-Kan e Kitana brincando de destruir o tapete.
Foto: Arquivo pessoal


04/07/2015

eXistenZ - de David Cronenberg (1999)


Um grupo de jogadores está reunido para experimentar a mais recente criação de Allegra Gueller, um jogo virtual chamado “eXistenZ”. Mas o que ser parece o início de uma emocionante aventura dá lugar a assassinatos, traições com um enigmático desfecho.
           
Num tempo em que jogos virtuais são uma realidade tão viciante a ponto de converter seus seguidores como uma verdadeira religião, um grupo de jovens se reune numa igreja para experimentar um novo jogo, o existenz. Para conduzir os doze jogadores escolhidos para essa emocionante e desejada experiência, está presente a programadora de jogos e criadora do existenz, Allegra Gueller, que ao dar início ao processo de conexão  com os demais participantes, sofre um atentado contra sua vida, sendo baleada. O autor do disparo é um fanático pertencente a um grupo que se opõe ao trabalho desenvolvido por Allegra.
           
Allegra se vê obrigada a fugir, conduzida pelo segurança Ted Pikul. Sem poder confiar em ninguém da empresa para qual trabalha, Allegra vê em Ted uma pessoa em que pode confiar.
Tendo sido danificado durante o atentado, o Console de Allegra, equipamento orgânico com o qual se conecta ao jogo, Allegra convence Ted, que nunca jogou e nem está adaptado para entrar no jogo,  a fazer um implante de bio-portas. Assim com um parceiro de jogo ela pode de dentro do existenz encontrar dentro do jogo o motivo da anomalia e assim consertar.
           
Para piorar a situação, existe uma recompensa pela cabeça de Allegra e a destruição do existenz.  Após um implante mal sucedido em Ted, os dois se instalam num chalé que julgam ser um local seguro. Inicia-se uma nova etapa da aventura, o existenz simula a realidade tão precisamente no ambiente virtual, que Ted chega a ter receio em continuar no jogo.
           



A aventura se passa num futuro indeterminado. Tem início numa igreja, que aparenta ser de uma época anterior. Essa igreja parece ser um local regularmente frequentado pelos jogadores. A seguir, os personagens principais percorrem estradas, hospedagens e chalés, para em seguida já dentro do jogo que é uma réplica perfeita da realidade, descobrir um mundo pulsante, repleto de cor, texturas e aromas. São cenários que recriam um restaurante chinês, um criadouro de anfíbios mutantes disfarçado de criadouro de peixe e finalmente um setor de produção que na realidade é uma estábulo, com feno e material cirúrgico.
           



A atriz Jennifer Jason Leigh interpreta Allegra Guiller , uma programadora de jogos idolatrada por uma crescente legião de jogadores.
Ted Pikul, o segurança inseguro que lentamente se revela frio e determinado é interpretado pelo ator Jude Low, possuidor de um belo currículo, atuou também em “O amor não tira férias” e “Cold Montain”.
                       
Este filme apresenta dispositivos curiosos. O console, por exemplo, que consiste num dispositivo orgânico composto por órgãos e sistema nervoso de anfíbios mutantes e DNA sintético. Seu formato é engraçado, parece uma geléia em formato fetal que emite uns grunhidos e se mexe quando tocado. O aparelho celular de Ted Pikul segue a mesma linha, mas se parece com uma barra de sabonete de geléia luminosa.
           



Outros dispositivos interessantes e que chamam muito a atenção são: os anfíbios mutantes de duas cabeças, que na verdade são uma mistura de anfíbio, salamandras e lagarto. E as armas feitas com o esqueleto do próprio anfíbio mutante e que dispara dentes humanos ao invés de balas.


           
Existenz é um filme que mostra uma realidade possível. É uma produção bastante parecida com Matrix, mas sem o domínio das máquinas que são substituídas por um organismo vivo que se alimenta da própria energia vital do jogador com que se conecta, como um parasita.
           
Os jogos virtuais estão presentes na rotina do ser humano, portanto, não é mais extraordinário e nem causa estranhamento a maioria das pessoas. Durante quase todo o filme,acreditamos que alguma coisa está acontecendo na realidade que parece estar se interligando ao mundo virtual e isso é intrigante.

Este filme propõe uma análise voltada para o futuro da humanidade, futuro esse que chega a ser mencionado por Allegra. A evolução tecnológica permite infinitas possibilidades de aperfeiçoamento e manutenção da vida. Mas não nos prepara para as consequências.

Confira o trailer e divirta-se!



Existenz
EUA, 1999
Elenco: Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm, Willen Dafoe.
Diretor: David Cromenberg
Duração: 97 minutos.


Por: Ilda Santa Fé

03/07/2015

Coroa de Flores - Um acessório feminino e contemporâneo

Oi meninas!!! Estamos em pleno inverno aqui em nosso país tropical e as coroas ou guirlandas de flores continuam bombando nas cabeças de todas as idades. Pessoalmente tenho uma pequena coleção delas. São lindas, joviais, românticas e perfeitas para compor diversos looks.

Coroa de flores: Empório Serpente Vermelha
Bata: Paulo Ribeiro Atelier
Modelo: Fátima Chaveiro
Foto: Ilda Santa Fé


Tiara ou coroa de flores é um acessório que traz um ar angelical e chique ao look feminino. Como que saído dos contos de fadas é uma peça versátil que pode ser usada em qualquer ocasião.
Como usar?
Acertar na escolha ao produzir um look com a tiara ou a coroa de flores é essencial, pode se usar de várias formas; com o cabelo solto, preso, com coque, cabelos com babyliss.




Imagens: https://www.pinterest.com/pin/399976010631098110/

Na praia, no campo ou na cidade, coroas ou tiaras de flores trazem um charme especial ao look, deixa-o mais romântico, delicado, elegante. As flores podem ser grandes ou super discretas, podem combinar com a cor dos cabelos ou simplesmente ser um toque de contraste ao adornar mulheres de personalidade marcante.

Imagem:  https://www.pinterest.com/pin/397513104585675713/

As coroas de flores já eram usadas como acessório de cabeça para noivas, especialmente em casamentos diurnos. No campo ou na praia, as flores naturais ou artificiais, podem combinar ou não com as do buquê. Coroas de flores é uma opção elegante e delicada para noivas que não desejam usar o tradicional véu.

Imagem:  https://www.pinterest.com/pin/288511919851644247/

Coroas de flores como acessórios da moda, são inspiradas no movimento sócio-cultural que surgiu nos anos 1960. Garotas hippies usavam headbands feitos de diversos materiais como flores e penas.
Independente do estilo romântico ou rock'n roll, a moda é democrática e atende todos os gostos.

Coroa de flores: Empório Serpente Vermelha
Vestido: Paulo Ribeiro Atelier
Modelo Cassya Menezes
Foto: Ilda Santa Fé
Gostou e quer sua tiara ou coroa de flores?
Confira alguns dos diversos modelos da Empório Serpente Vermelha 

Empório Serpente Vermelha
Empório Serpente Vermelha
Empório Serpente Vermelha